Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Comunidade do Carijó realiza Festa em louvor ao seu Santo Padroeiro São Francisco de Assis







Os louvores vão de um a quatro de outubro

A Comunidade Católica do Carijó, da Paróquia São João Batista de Cananéia, convida a todos para participarem da Festa em Louvor a São Francisco de Assis, a ser realizada entre os dias um e quatro de outubro, com a seguinte programação:

01/10 – Quinta-feira – 19h30 – 1º Tríduo de São Francisco de Assis;
02/10 – Sexta-feira – 19h30 – 2º Tríduo de São Francisco de Assis;
03/10 – Sábado – 19h30 – 3º Tríduo de São Francisco de Assis;
04/10 – Domingo – 16h00 – Procissão seguida de Missa em Louvor ao Padroeiro da Comunidade São Francisco de Assis.

São Francisco de Assis

Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para a coisa. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando, desta maneira, alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206, para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O Pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares e queridos dos nossos dias, sendo seu dia comemorado em quatro deoutubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário