Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 7 de maio de 2015

PASTORAL DA JUVENTUDE

Por: Francine Pires Integrante da Pastoral da Juventude!
No sábado, cinco de fevereiro, tivemos mais um abençoado encontro da Pastoral da Juventude. Com a participação especial de Eduardo Proença Junior e o Ministério de Música Juventude Santa de Jacupiranga. Mais um daqueles encontros que tocam o coração e ficam na memória. Com o tema "Tudo posso Naquele que me fortalece" o encontro foi muito animado, cheio da verdadeira alegria, que é a que vem de Deus. Mas, também, com momento para reflexão, onde paramos e pensamos em nossas vidas, em nossas escolhas e em nossas fortalezas. Quando abaixamos a cabeça diante de Deus, ali entregando a Ele cada pequeno pedaço nosso e, assim, ouvimos aquilo que, muitas vezes, precisamos ouvir, mas que a nós não é dito. Acreditar que sim, podemos Naquele que nos fortalece é saber que por mais que a vida nos deixe no último degrau, nós teremos forças para chegar ao primeiro, sem nos deixar abater, cultivando sempre a fé, e o amor. Nunca esquecendo Daquele que nos fez capaz de estar aqui, de existir. Estar em meio a pessoas que estão atrás da mesma paz e da mesma alegria é gratificante. Ver que outras pessoas, além de mim, se sentem bem ao sentir Jesus Cristo mais próximo, é realmente algo que vai além da emoção. Ir ao encontro de Jovens é ir de encontro ao rosto jovem de Jesus Cristo, é ir de encontro com nossos ideais presentes na Igreja e na vida. Poder partilhar a vida cristã com um amigo, ou uma amiga, é estar se aliando a aquele que tem os mesmos projetos de vida que você, aquele que também tem Deus acima de todos os seus planos. Quanto a Eduardo e o Ministério de Música...esperamos revê-los em breve! Pois a paz que eles nos trazem e nos fazem sentir é algo emocionante e que pretendemos ter por um longo tempo. Obrigada pelo carinho.
Curso de Inverno
A PJ - Pastoral da Juventude vem convidar toda a comunidade católica para fazer parte do VII Curso de Inverno que realizaremos na semana do dia 12 a 19 de julho de 2015. Nós receberemos cerca de 80 jovens de toda Diocese de Registro e trataremos do tema: Juventudes & Relações Afetivas e, assim, os jovens participarão de palestras e oficinas como: Canto pastoral, vocação, liturgia... Os jovens passarão o dia todo na formação que acontecerá na Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” e retornarão às casas à noite para a convivência familiar e o descanso. Aos que se interessarem em ser famílias acolhedoras podem deixar o nome e número para contato na Casa Paroquial. Venha fazer parte & seja uma Família Acolhedora!
"Jesus Cristo, não é um conceito para ser aceito. É um projeto para ser vivido!"
Pastoral da Juventude de Cananéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário