Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 17 de maio de 2015

Paróquia inicia os festejos ao Divino Espírito Santo

Por Thiago Roberto Leon Ouriques
É tradicional em nossa cidade a chamada “Festa do Divino”, quando unidos em oração louvamos e agradecemos o grande dom de Deus presente entre nós, o Espírito Santo. Foi nesse clima de oração que, no último dia 25 de abril, com Missa realizada às nove da manhã, demos início aos festejos. Momento marcante e especial foi a bênção de envio das Bandeiras do Divino, que percorrem nossas comunidades durante o mês de maio. Nas comunidades, as famílias acolhem a Bandeira em suas casas e capelas, num espírito de fraternidade e alegria. Destacamos, ainda, a tradicional “cantoria dos foliões”, quando uma banda com instrumentos próprios entoa louvores ao Espírito, um momento realmente emocionante. Ao término da Missa, as Bandeiras seguiram para as comunidades, sendo uma delas conduzida de barco, conforme de costume. Acompanhe, na sua comunidade, a visita da Bandeira! Participe desse momento de grande fé e devoção ao Divino Espírito Santo. E prepare seu coração para os dias 21, 22 e 23 de maio, quando celebraremos o Tríduo festivo em honra ao Espírito Santo, e para o dia 24 de maio, dia da grande festa, quando celebramos com toda a Igreja o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos e sobre a Igreja. Participe conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário