Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 13 de maio de 2015

E seguia Paulo por entre os diversos povos e culturas...

Paulo, o grande Apóstolo de Jesus, alcançou inúmeros povos e culturas evangelizando, levando o nome e a pessoa de Jesus Cristo. Considerado o grande comunicador Paulo não possuía em seu tempo, os recursos que temos; rádio, televisão, internet, redes sociais, impressos, jornais ou revistas. Paulo era o próprio discurso e visão e para anunciar e crescer em sua fé, reforçando e confirmando o que acreditava, andou, navegou, viajou por terras bem distantes. Em nossa realidade paroquial, vivemos geograficamente isolados, vivemos em parte numa ilha, ou num pedaço afastado do continente. Comemorando os 40 anos de nossa Diocese, em fevereiro, nos dirigimos em caravana, por sinal a maior e mais diversificada em comunidade de nossa Diocese. Fomos a Aparecida em seis ônibus. Em março, na Semana Santa, fomos novamente em caravana para a cidade de Iporanga. E em abril, nos reunimos como Igreja na Ordenação Diaconal do Gerson, em Itariri. Em todas essas experiências houve grande percepção de que nosso mundo é pequeno, nossa realidade é limitada. Necessitamos crescer, precisamos de outros parâmetros, faz-nos falta novos horizontes, novos desafios. É nesse deslocar-se do conforto, da comodidade que nos vemos como grande família, conhecemos o outro mais próximo, não somente de vista, a esse outro que tem uma história, uma vivência cristã como nós. Mais importante que o sair, é o fato de interagir, de ver, de contatar, de aprender e de crescer. Essa foi a evolução de Paulo, no sair crescer, e crescendo, ajudar o outro a descobrir seus valores, e suas capacidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário