Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Editorial

Estamos próximos do final de ano, nossos dias de execução dos sonhos que tivemos para 2014 já se findam. E, assim, começamos a planejar outros...essa é a dinâmica de nossa comunidade. Ver, julgar e agir dentro de nossa realidade. Somos convidados a sair em missão, a estarmos presentes em meio à sociedade, sendo sal, fermento e luz. Antes de sairmos devemos renovar e fortalecer nosso compromisso de cristãos batizados, o de sermos colaboradores do Reino de Deus. Por meio do nosso boletim paroquial podemos partilhar um pouco dessas iniciativas, pequenas sementes que são lançadas no nosso dia a dia. Somos uma Paróquia com um rosto distinto, de expressões únicas, nesse contexto podemos destacar outros fatores como a distância entre as comunidades e o centro da cidade, a dificuldade de mobilidade, a escassez de pessoas na comunidade, a ausência de ministério leigo, a dificuldade de comunicação, a ausência nos encontros de formação e planejamento de agentes, a ausência ou precariedade das pastorais, o suporte de liderança local para a vida da comunidade...tudo isso contribui para caminharmos ao mesmo tempo mas em direções e caminhos distintos. No entanto, não podemos nos deixar aprisionar por somente observações críticas, ou negativas, ainda que expressem a realidade, mas também exaltemos aquilo que vem nos sustentando como o esforço para manter a comunidade celebrante, as visitas de apoio de alguns agentes a outras comunidades, gerando comprometimento de auxilio nas celebrações e atividades. Outro fator é a generosidade para colaborar nas festas das comunidades, de modo a realmente nos vermos como uma família. Existe ainda uma ousadia para melhorar nossas atividades, propondo ideias novas e criatividade, não permanecemos inertes. Isso é o que nos faz seguir adiante, Com nossos desafios, ora passos ágeis, ora lentos, mas sigamos sempre em frente! Que o tempo do Advento nos prepare para essa jornada em busca a perfeição do amor de Deus, vivendo em comunidade! Pe. Alessandro Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário