Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Comunidade Católica do Carijó celebra o seu Padroeiro, São Francisco de Assis

Por Vinícius Rangel
Com o tema: “Caminhar com São Francisco é dizer não à exclusão”, as festividades em louvor a São Francisco de Assis iniciaram no dia primeiro de outubro, quarta-feira, com o 1º Tríduo que foi preparado pelas Pastorais Sociais (Cáritas, Criança e Carcerária). No dia dois, o 2º Tríduo foi preparado pela Pastoral da Família. E no dia três, tivemos a presença das Pastorais da Comunicação e da Juventude. Por fim, no dia quatro, foi realizada a procissão pelas ruas do bairro, para que São Francisco, juntamente com Santa Clara, abençoasse todos os seus moradores. Na sequência, a Santa Missa em louvor ao Padroeiro, onde estiveram presentes alguns membros do Coral São João Batista, que ajudaram a enaltecer a Missa. Agradecemos imensamente a todos que fizeram com que essa Festa seja cada ano mais bonita, às Pastorais pelas palavras de reflexão em nossos Tríduos, ao Coral, aos que ajudaram a enfeitar os andores, a todos os doadores e colaboradores e, especialmente, à nossa equipe de coordenação, pelo fiel empenho em nossa humilde comunidade. Que assim como São Francisco, sejamos todos enviados a vivermos a missão de Jesus Cristo, de dizer não a toda forma de exclusão dos nossos irmãos menos favorecidos. Ele, que com seu exemplo de humildade e amor ao próximo, trouxe sua mensagem de paz, perdão e submissão a Deus. Que, juntos e unidos, liderados pelo Papa Francisco, possamos reconstruir a Igreja de Jesus, renovar a fé do nosso povo e trabalhar por um mundo mais justo e fraterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário