Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

DNJ – Dia Nacional da Juventude

Por Victoria Maria Pires Garcia
No dia 19 de outubro, a PJ – Pastoral da Juventude de Cananéia participou do DNJ - Dia Nacional da Juventude, na paróquia São João Batista de Sete Barras. E para isso, o nosso grupo de jovens se reuniu em vigília e em encontros para refletirmos e nos prepararmos para esse encontro, que teve como tema: "Feitos para sermos livres, não escravos!". Fomos em 15 jovens de Cananéia junto com a Irmã Ana (Ann Griffin), lá nos reunimos com jovens de toda a Diocese de Registro, e foi um dia muito produtivo, pois revimos nossos amigos, fortalecemos as amizades e conhecemos novas pessoas. Lá partilhamos conhecimentos, através da Celebração, palestra, dinâmicas e músicas, sempre com muita animação e entusiasmo. No final da tarde nos despedimos com muita alegria e animados para partilhar com toda a comunidade tudo oque aprendemos. E até o ano que vem, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário