Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pentecostes na Comunidade de São Francisco de Assis – Carijó

Por João Batista Alves Júnior
Este ano de 2013, necessariamente do mês de abril a maio, todas as comunidades da Paróquia de São João Batista tiveram que se organizar para realizar uma missão muito importante e abençoada: levar a Bandeira do Divino Espírito Santos às casas, só que desta vez, sem a famosa cantoria. Missão esta que, a princípio, nos deixou preocupados em como realizá-la. Mas o poder e a fé no Divino nos moveram e eis que, no dia seis de abril, sábado, demos início com uma abertura sobre tudo o que iria acontecer com uma oração em nosso salão. Após, por mais de um mês, visitamos as casas de nossa querida comunidade. Fomos muito bem recebidos em todas elas, e em cada casa, uma lembrança marcante, um pedido especial, um singelo agradecimento e até choros comovidos, que nos envolveram de tal maneira que superamos até o cansaço e a correria. Em cada casa, orávamos, ouvíamos os moradores, ouvíamos também a Palavra de Deus, e conhecíamos um pouco mais dos sete dons do Divino Espírito Santo, marcando profundamente toda essa missão inesquecível. Conhecemos pessoas novas, seus modos de vida, suas angústias, seus sofrimentos, mas também suas histórias, seus afazeres e suas vidas. No término de cada noite, confraternizávamos aqueles encontros tão bem conduzidos pela luz do Espírito Santo com momentos de partilha, conversa e risos. Por um mês percorremos 62 casas dos devotos aqui do Carijó, e nesse curto espaço, fomos surpreendidos por algumas graças já atendidas por nosso Pai, o que nos fez crer mais no poder que Ele emana sobre nós e sobre nossas vidas.
Independente dos pedidos, tivemos comprovados que se temos fé, superamos tudo, inclusive as dores e as incertezas. Encerramos esses momentos maravilhosos de visita com uma belíssima liturgia da palavra, também em nosso salão.
Já no dia 18 de maio, realizamos o III Tríduo em Louvor ao Divino Espírito Santo. Noite muito iluminada, onde as emoções de toda esta árdua e satisfatória missão afloraram em nós, remetendo-nos ao dever cumprido, e muito bem sucedido.
Aproveito a oportunidade para agradecer todos os membros da coordenação de nossa comunidade que se empenharam para que mais uma vez tivéssemos êxito em levar adiante alguns ensinamentos de Jesus Cristo, também aos demais moradores que acompanharam nossa trajetória, sendo fundamentais em todo esse processo de evangelização, às famílias que nos acolheram tão bem e tão devotamente, e ao Espírito Santo, que nos guiou em toda essa caminhada, que nos deu essa oportunidade de demonstrarmos toda a nossa devoção e crenças. Que Ele nos encha de esperança, de amor, de saúde e de paz. E que o Pentecostes permaneça em nós e em nossas vidas! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário