Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Jesus nos espera no Sacrário

Quem não necessita de um amigo com quem caminhar ao longo da vida? Quem não necessita de uma pessoa que nos escute e acolha com maior apreço, alguém com quem compartilhar a alegria fraterna da amizade, e sempre disposta a nos ajudar nos momentos difíceis? O melhor destes amigos é Jesus, nosso Reconciliador, a quem podemos receber no Sacramento da Eucaristia, e a quem também podemos visitar, acompanhando-O diante do Sacrário, no silêncio de uma capela ou de uma igreja.
O Senhor Jesus nos chama de “amigos”. Está sempre conosco, e como sabemos, isso se manifesta de modo visível na Eucaristia, “sacramento do Sacrifício do Banquete e da Presença permanente de Jesus Cristo Salvador”. Sendo um sacramento tão admirável, às vezes nos esquecemos que podemos recorrer a ele com frequência. Não temos que esperar cada Domingo para nos encontrarmos com Cristo presente na Eucaristia. Podemos sair ao encontro do Senhor, como Ele faz conosco em tantas ocasiões de nossa vida, e visitá-lo em uma igreja ou capela onde esteja custodiado o Santíssimo Sacramento. Aí Jesus nos espera sempre, ansioso de que lhe abramos o coração na intimidade da oração.
Embora seja verdade que podemos conversar com o Senhor Jesus em todo momento e em qualquer lugar, sua presença na Hóstia consagrada é privilegiada e particularmente eficaz para poder “apalpar o amor infinito de seu coração”. Ali Ele está presente por excelência, no modo como Ele quis permanecer entre nós. Isso faz uma grande diferença. O Senhor está realmente presente na Eucaristia, nos convidando a acompanhá-lo, nos oferecendo seu firme apoio em nosso peregrinar. A Igreja e o mundo — nos recorda o Catecismo da Igreja Católica— “têm uma grande necessidade do culto eucarístico. Jesus nos espera neste sacramento do amor. Não regateemos tempo para ir encontrá-Lo na adoração”.
Neyton João Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário