Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Paróquia de Cananéia inova na Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo

Com o tema: “Jovens enviados em Missão pelo Espírito Santo” e o lema: “Jovens, a vida os convida a uma Missão realizar”, a Paróquia São João Batista de Cananéia realizou a tradicional Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo, com suas Bandeiras e adornos, porém, inovando com os estandartes dos Sete Dons e Imperador e Imperatriz mirins para o ano de 2014.
Com a volta das Bandeiras, as festividades tiveram início no dia 15 de maio, quarta-feira, com a Celebração do Perdão na Igreja Matriz, às 19h30, celebrada pelo Padre Víctor Hernández. Na quinta-feira, dia 16, houve a Alvorada, às 06h00, com trajeto das bandeiras, acompanhado da Banda Municipal e finalizado com uma confraternização no Salão Paroquial; às19h30, na Igreja Matriz, foi realizado o primeiro dia de Tríduo, preparado pela Comunidade Católica de Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú, com a presença do Padre Alessandro Nascimento, da Paróquia de Pariquera-Açu. No sexta, dia 17, às 19h30, também na Igreja Matriz, foi realizado o segundo dia de Tríduo, preparado pelas Comunidades do Centro e Morro São João, com a presença do Diácono Danilo. Já no sábado, dia 18, no mesmo local e horário, foi celebrado o terceiro dia de Tríduo, preparado pela Comunidade Católica de São Francisco de Assis do Carijó, com a homilia realizada por Bárbara Garcia. Vale ressaltar que em todas as celebrações os convidados foram presenteados com uma pequena lembrança da Festa, uma imagem do Espirito Santo, confeccionado por Fabiana Guimarães Pontes.
A grande Festa do Divino Espírito Santo se deu no domingo, dia 19, com Celebração da Missa Solene, às 10h00, pelo Padre Víctor e seminarista Antonio, que contaram com a Igreja Matriz de São João Batista lotada por centenas de fiéis, que, posteriormente, às 17h, acompanharam a Procissão com as Imagens em belíssimos andores. A inovação ficou por conta dos casais de festeiros que, por serem muitos, carregaram estandartes dos Sete Dons do Divino Espírito Santo, sendo: Fortaleza, Temor a Deus, Sabedoria, Ciência, Inteligência, Conselho e Piedade. Após a Procissão foram sorteados os novos festeiros, sendo o casal do Império Rosana Roseli e José Roberto e os imperadores mirins Leonardo Vilain e Ana Luíza Moaes Alves.
Parabéns aos festeiros, ao Casal do Império Elizabeth e Dirceu Mathais Júnior, aos decoradores dos andores, à Banda Municipal, às comunidades católicas envolvidas, ao Coral São João Batista, às Pastorais envolvidas e a todos que de alguma forma colaboraram. Muito obrigada e que o Divino Espírito Santo os cubra de bênçãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário