Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 23 de maio de 2013

CONHECENDO A NOSSA IGREJA

Símbolos da Igreja – parte IV
Quando empregamos esta expressão Alfa Ά e Ómega Ώ, estamos nos referindo à primeira e à última letras do Alfabeto grego.
É como se disséssemos o A e o Z, que são a primeira e última letras do nosso Alfabeto.
Como símbolo religioso, empregamos as duas letras gregas, desenhadas de várias maneiras, referindo-nos a Cristo, que é o Princípio e o Fim de todas as coisas, o nosso Criador.
Esta expressão aparece várias vezes na Bíblia:
- Eu sou o Alfa e o Ómega, diz o Senhor Deus, O que era e que há-de vir, o Todo Poderoso. (Apc. 1/8).
- Continuou: Está feito: Eu sou o Alfa e o Ómega, (Apc. 21/6).
- Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o último, (Apc. 22/13).
Portanto, o Alfa e o Ómega, como símbolo religioso significa a divindade de Cristo.
Já no antigo testamento, pela voz de Isaías, Deus disse:
- Eu, sou o Senhor que sou o Primeiro… (Is. 41/4).
- Eu sou o primeiro e o último e não há outro Deus fora de Mim. (Is. 44/6).
Portanto, São João no Apocalipse aplica este título a Cristo.
Todas as vezes que encontrarmos este monograma, já sabemos que se trata de um símbolo cristão que nos fala da divindade de Cristo, nosso Criador e Senhor, o Princípio e o Fim de todas as coisas.
Neyton João Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário