Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Promovendo a Fraternidade

Ao final das comemorações da semana da família vamos encontrando personagens que dão continuidade ao tema.
Começamos comemorando São Francisco; viveu e ensinou a fraternidade, coisa de quem valoriza a família.
Em seguida comemoramos nossa mãe Maria Santíssima. E sabemos que viveu e sofreu porque o seu Jesus veio restabelecer a fraternidade no mundo. Um modo prático de darmos continuidade a este amor de nossa mãe é recitarmos o santo rosário.
E, há, também o dia do professor. Mas o que tem professor para promover a fraternidade? Para muitos, inclusive professores, nada. Mas o ensino sem educação não acontece. Ensino que não se consegue realizar, frustra. E os professores, como a maioria de nós, buscam também a realização. Por isso os bons professores, consciente ou inconscientemente, direta ou indiretamente, educam. E educar é possibilitar o sucesso pessoal e social, o que somente é viável na prática da fraternidade.
Vamos também comemorar Cristo Rei. Mas já pensou se é possível ser súdito deste rei sem ser irmão de todos?

Bajorinas Juozas
PASCOM – Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário