Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Devoção e companheirismo marcam Festa em louvor a São Francisco de Assis

O Santo é padroeiro da Comunidade do Carijó

Por João Batista Alves Júnior.







Foi com muita devoção e companheirismo que mais um ano louvamos a São Francisco, nosso padroeiro e guia. No dia quatro de outubro, o Dia Dele, fizemos uma oração simples, porém, muito confortante e emocionante, com cerca de 30 moradores católicos da nossa comunidade do Carijó.
No dia seis, quarta-feira, demos início aos Tríduos. Começamos então a agradecer à Comunidade de São José Operário, do Porto de Cubatão, que pela 1ª vez veio nos visitar e assumiu o compromisso, tão gentilmente, em abrir os nossos tríduos com uma honrada e belíssima liturgia.
Após, estão, as nossas tão fiéis amigas, as comunidades de Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora do Rocio, Acaraú e Rocio, respectivamente, que mais uma vez marcaram presença e demonstraram nossa união, também com uma belíssima celebração da palavra.
Encerrando as participações nos tríduos, fechamos com chave de ouro, com a participação da PASCOM - Pastoral da Comunicação, que também nos presenteou com uma belíssima liturgia, voltada para educação pelo exemplo na fé, concretizando os nossos laços de amizade e de carinho.
Agradecemos, também, às comunidades do Centro/Morro e do Itacuruçá, e demais comunidades que nos prestigiaram indiretamente.
Durante a Celebração em Louvor a São Francisco de Assis, não poderíamos deixar de agradecer aos jovens da Paróquia, que vêm demonstrando desde cedo muita fé e companheirismo, que nos foi demonstrado pelo Coral e pela ministra da palavra, que nos abrilhantaram com suas participações em nossa festa.
Agradecemos, também, aos amigos que colaboraram para que a nossa procissão ocorresse de maneira bonita e simples, seja na construção e decoração dos andores, confecção do Estandarte de São Francisco e montagem das mesas para as preces durante o percurso, nosso muito obrigado mesmo.
Ainda agradecemos aos membros da Paróquia que nos abrilhantaram com seus trabalhos evangelizadores. Em especial, agradecemos a todos que colaboraram com a aquisição das flores para a festa, pela pintura do portão, limpeza do Salão e do quintal, pela doação dos pratos para as confraternizações ao término de cada liturgia... que Deus possa continuar iluminando a vida de vocês e de seus corações bondosos.
Pedimos a Deus, também, uma bênção mais que especial a essa Comunidade de São Francisco de Assis, que demonstrou mais uma vez que podemos trabalhar juntos em busca de um único propósito: a fé em Cristo. Que Deus abençoe cada família dessa Comunidade.
Agradecemos à Equipe de Coordenação da Comunidade, que, embora em meio a muitos obstáculos percorridos, conseguimos ultrapassá-los com fé e união, afinal, estamos nesse trabalho para isso, para crescermos na fé e na solidariedade, para que, assim, possamos praticar o bem com todos.
Finalizando, agradecemos a São Francisco de Assis, a este Santo a quem louvamos e a quem dedicamos todos os nossos dons. Senhor dá-nos deixarmos que a tua graça trabalhe também em nós! Somos como Francisco: sonhadores, apaixonados, mas cheios de fraquezas e ideias mundanas. Concede-nos um coração aberto, ouvidos abertos, olhos abertos, para que, assim, possamos acolher essa graça!
Obrigado a Todos!!! A paz! Amém!Equipe de Coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário