Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 7 de agosto de 2010

Pastoral dos Pescadores

A partir desta edição, iremos conhecer melhor as Pastorais e Comunidades da nossa Paróquia.
Por comemorarmos, em agosto, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, começaremos pela Pastoral dos Pescadores.


A Pastoral dos Pescadores da Paróquia São João Batista de Cananéia é coordenada pelo pescador da comunidade de São Paulo Bagre, Laerte Veríssimo Barbosa, que possui a colaboração de Beth Cordeiro.
O objetivo da Pastoral dos Pescadores de Cananéia é lutar pelos direitos dos pescadores e representá-los em algumas instâncias.
Representativamente a Pastoral dos Pescadores participa ativamente no Conselho do PEIC – Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
Segundo Laerte a maior vitória da Pastoral até hoje, foi a abertura do Mercado Municipal, onde contou com a colaboração do padre Víctor Hernández, pároco da cidade.
Atualmente a Pastoral dos Pescadores está à frente da organização do Grito dos(as) Excluídos(as) em Cananéia e convida todos a participarem da próxima reunião, que será realizada no dia 27 de agosto, sexta-feira, às 19h30, no Salão Paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário