Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 14 de agosto de 2010

Comunidade festeja Nossa Senhora de Navegantes

As atividades em homenagem à Santa acontecem de 12 a 15 de agosto












A Comunidade de São João Batista de Cananéia celebra a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes entre os dias 12 e 15 de agosto, com diversas atividades religiosas e recreativas, coordenadas pela Equipe de Eventos, com o Tema: Maria, vida e missão nas comunidades.
No dia 12, quinta-feira, foi realizado o 1º Tríduo e coroação de Nossa Senhora dos Navegantes, com Missa na Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia, às 19h30, preparada pela Comunidade do Centro e Morro São João.
No dia 13, sexta-feira, no mesmo horário, foi realizado o 2º Tríduo de Nossa Senhora dos Navegantes, com Celebração no mesmo horário e local, preparada pelas Comunidades de São Francisco de Assis do Carijó e Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú.
O 3º Tríduo aconteceu no dia 14, sábado, também na Igreja Matriz, às 19h30, preparada pelas comunidade de Nossa Senhora do Pocio e Porto Cubatão.
No dia 15 houve a grande festa em homenagem à Nossa Senhora dos navegantes, com Celebração de Missa em Sua intenção, às 10h00, na Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia, que esteve lotada, com cerca de 800 fiéis e padres da Diocese presentes, da cidade e toda região.
A Missa foi seguida do Concurso de Braço mais enfeitado na Avenida Beira Mar.
Às 16h00 foi realizada Procissão por terra e mar em louvor à Santa.
Parabéns à equipe de Eventos pela belíssima Festa e que Nossa Senhora dos Navegantes rogue por todos os envolvidos!!!
Parabéns, ainda, à Pastoral Familiar, que será responsável pela Festa no próximo ano!!!
Viva Nossa Senhora dos Navegantes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário