Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Momentos dos mini-jovens da comunidade católica do Carijó

Por João Batista Alves Júnior







No dia 17 de julho do corrente ano, o grupo de mini-jovens da comunidade de São Francisco Assis participou da liturgia mensal da catequese, realizada na capela de Nossa Senhora do Rocio, Rocio. Desta vez, sua participação foi através do comentário, onde a catequizanda Danielly, que foi a comentarista pela primeira vez. Esse é mais um resultado positivo da caminhada do grupo, onde, aos pouquinhos, vão deixando a vergonha de lado e se empenhando mais ainda nas atuações em liturgias e celebrações. Lembrando que uma vez por mês acontece a liturgia da catequese em algum bairro da Paróquia. Logo à noite, o grupo se reuniu na casa dos seus catequistas para confraternização dos aniversários de dois de seus integrantes: Edésio e Igor, confraternização essa que contou com momento de oração e de muita diversão, com direito a cine-pipoca e cachorro-quente, encerraram ali também o primeiro semestre da catequese deste ano.
Voltando com muito entusiasmo aos trabalhos do segundo semestre, o grupo participou de uma celebração muito bonita, a do Dia dos Pais, no dia oito de agosto, desta vez, foram encarregados de fazer as preces da Celebração, pedindo por todos os diversos pais de todo o mundo, para que Jesus cuidasse e abençoasse todos eles.
Já no dia 13 de agosto, foram incumbidos de realizar o ofertório no II Tríduo em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes, que trouxe para a reflexão da noite a obediência como palavra chave da liturgia. Todos eles entraram abraçados com seus familiares, carregando cada um uma plaquinha ofertando suas obediências, como respeito, diálogo, amor, educação, amizade, paciência..., servindo, assim, para demonstrarem, também, o quanto são obedientes não somente a seus pais e familiares, mas sim à comunidade a qual pertencem, e também, claro, à Nossa Senhora dos Navegantes. Foi um ofertório muito bem representado, uma vez que todos eles fazem jus a essa obediência pregada na liturgia, e também foi um momento de muito orgulho para os catequistas e para toda a comunidade.
Esperamos que eles continuem sempre seguindo esse maravilhoso caminho, que é o da evangelização, sendo cada vez mais "obedientes" à palavra do Senhor, e que nosso padroeiro São Francisco e nossa padroeira Nossa Senhora dos Navegantes continuem os abençoando e os conservando sempre assim. E que a paz e o amor continuem a reinar em seus lares e em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário