O lema deste ano será “Onde estão nossos direitos?
Vamos às ruas para construir um projeto popular”.
No próximo dia sete de setembro, será realizado o 16º Grito dos(as) Excluídos(as), que na Diocese de Registro será na cidade de Sete Barras, com o lema: “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”.
A programação conta com caminhada da ponte até a Matriz, seguida de almoço solidário, promovido pelas paróquias e pela partilha de todos os participantes que puderem colaborar.
O Grito é um conjunto de manifestações no dia da Pátria, sete de setembro, com o objetivo de atrair a atenção da sociedade para a crescente exclusão social, uma manifestação popular carregada de simbolismo, um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos(as) excluídos(as).
A 16ª edição do Grito será marcada por duas forças motrizes: a vida e os direitos, por um lado, e a participação no Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, por outro. De uma parte, destacou-se a violência que vem exterminando a juventude brasileira; a Campanha da Fraternidade deste ano; o processo eleitoral, centrando a discussão em critérios éticos para a construção de uma democracia popular.
Cananéia
Em Cananéia a preparação do Grito dos(as) Excluídos(as) está sendo liderada pelo seminarista Adelson e Pastorais, como a da Pesca e da Juventude, que se reunirão no próximo dia 27 de agosto, sexta-feira, às 19h30, no Salão Paroquial, para a construção de uma Carta das Necessidades da comunidade local, que será apresentada no pré-grito de Cananéia, no dia seis de setembro, segunda-feira, às 18h00, com local ainda a confirmar.
Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa
Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.
A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário