Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festa de Corpus Christi em Cananéia

No último dia 30 de maio, quinta-feira, a partir das 09h00, Pastorais e Comunidades católicas da Paróquia São João Batista de Cananéia reuniu cerca de 80 pessoas para a confecção de tapetes nas ruas do Centro da Cidade para a Festa e Procissão de Corpus Christi, sendo elaborados pela tradicional serragem e borra de café ou mesmo tecido.
A Procissão, acompanhada por centenas de fiéis, ocorreu às 16h00, com parte da Celebração nas ruas, até a Oração da Assembleia, e a partir do Ofertório, na Igreja Matriz, sendo que toda a Missa foi preparada pelas Pastorais e Comunidades.
Os presentes, incluindo diversos turistas, puderam receber a Bênção do Santíssimo ao final da Celebração.
Quadrilha Junina
Na sexta-feira, dia 31 de maio, a partir das 19h, a Paróquia São João Batista de Cananéia apresentou uma Quadrilha Junina na cidade, com a participação de membros de Pastorais e Comunidades, contando com casamento junino e muita diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário