Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 16 de junho de 2013

Comunidade de São Francisco de Assis

Fotos e Texto: João Batista Alves Júnior
A comunidade realizou alguns eventos nestes últimos dias, todos eles contanto muito com a boa vontade de nossos irmãos, que continuam nos apoiando e servindo a Igreja. Após as visitas da Bandeira do Divino Espírito Santo, já nos preparamos para a confecção dos tapetes para a passagem do corpo de Jesus Eucarístico pelas ruas, no dia 30 de Maio. As crianças da catequese, em especial do grupo de mini-jovens, pré-catequese e o grupo de jovens da comunidade fizeram bonito neste santo trabalho, desde a preparação da colcha de retalhos até a arrumação das ruas, absorvendo o verdadeiro sentido de toda essa tradição. No dia 31 de maio, os membros da coordenação e amigos da comunidade estiveram presentes no Arraial de São João. Desta vez ficamos responsáveis pela barraca dos doces de abóbora e de mamão, onde estes foram feitos na própria comunidade do Carijó. Os jovens tiveram participação especial também, incumbidos, juntos com outros jovens, da pescaria, correio elegante, brinquedos e cadeia, divertiram-se e trabalharam bastante, nos dando um ótimo resultado final. Vale ressaltar que alguns membros da comunidade fizeram parte da dança da quadrilha, que animou e deu abertura ao arraial, sendo bem divertido. Após, no dia 1º de Junho, realizamos no nosso salão a Celebração da Palavra, missa realizada uma vez por mês. No dia 11 de junho, nos reunimos para preparar a Missa Solene em Louvor a São João Batista, que acontecerá no dia 24. Fomos privilegiados quando fomos sorteados para realizar essa Santa Missa, prestando nossa humilde homenagem ao nosso tão querido padroeiro. No dia 15 de junho realizamos um Bazar da Pechincha para arrecadarmos fundos para manter nosso salão funcionando em condições de uso. No próximo dia 22 de junho, realizaremos, também, a Liturgia das Crianças, em nosso salão, às 16h, evento este realizado pela Pastoral da Catequese, que tem por intuito unir todas as crianças que fazem catequese de toda a Paróquia. Faremos no dia 29, a Primeira Comunhão de quatro jovens do grupo de catecumenato, que irão se confessar ao Padre no próximo dia 19. No dia 30, toda a catequese fará um passeio de encerramento do primeiro semestre deste ano, indo ao Brocuanha. Como lido, percebe-se o quanto de atividades estamos realizando e, por isso, aproveito a oportunidade para convidar todas as pessoas da comunidade a nos auxiliarem nestes diversos trabalhos que prestamos, pois é para uma causa conjunta, onde juntos tentamos fazer o melhor para o nosso bairro e também para a melhoria da nossa vida em comunidade, pois se caminharmos juntos e unidos atingiremos o propósito que tanto almejamos, que é a paz entre todos! E que São João nos proteja e nos abençoe sempre, em toda a nossa caminhada de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário