Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 16 de junho de 2013

SÃO JOÃO BATISTA

Minha saudação de Paz e Bem para todos!
Estamos nos preparando para a grande festa do nosso Padroeiro São João Batista de Cananéia, a Igreja se reveste de festa, contagiados pela alegria que os pais de São João: Zacarias e Isabel sentiram. Nós também com muita alegria vamos celebrar a festa de São João Batista, muitas famílias estão celebrando o retorno de amigos e familiares que algum dia tiveram que sair da sua terra, da sua casa, na procura de uma vida mais confortável e de maior estabilidade econômica, muitos deles vão participar conosco desta festa entranhável, alegre e importante.
São João o maior dos profetas nascidos de mulher. Recém-nascido é visto com muita alegria e surpresa, “o que virá a ser este menino”, exclamação de profunda admiração diante duma nova vida.
O que virá a ser deste menino? É como uma preocupação, o que vai acontecer com ele.
Fazendo uma retrospectiva, vemos uma pessoa fiel à tradição judaica, homem de profunda fé, nas palavras do profeta Isaias, Deus lhe preparou desde antes do seu nascimento, para ser seu servo, fazendo de sua palavra uma língua firme, para anunciar e denunciar todas as situações de injustiça que o povo estava sofrendo, Ele pregava um batismo de mudança de vida, próprios dos rituais judaicos e foi quem preparou o caminho do Senhor, reconhecendo Jesus como o Cordeiro de Deus.
Na cadeia enviou dois de seus discípulos na procura de Jesus confiante na vida do Reino, porque acreditava numa mudança social, econômica, política e religiosa.
E, finalmente, teve uma morte trágica, foi degolado pelo capricho e pelo medo dos poderosos.
Poderíamos falar de muito mais coisas de João Batista, com certeza todos já temos lido e escutado muitíssimas vezes sobre ele.
Eu estava pensando ontem, quando preparava este editorial e para os nossos dias atuais, que valor tem João Batista, é junto com Jesus e Maria o único Santo que celebramos seu nascimento (sempre que celebramos a festa de um santo, é sua morte, mais em São João celebramos seu nascimento).
Rezei e descobri, que hoje, como cristãos temos muitos desafios na frente, primeiro ter a certeza que fomos escolhidos por Deus, desde o ventre da nossa mãe para sermos os servos, atitude que é necessaria para a missão profética de anunciar com alegria a chegada do Reino, um mundo de iguais nas diferenças, sem domínio de classes sociais, ricos e pobres, os cegos veem, os coxos andam, o cegos veem e aos pobres se lhes anuncia a Boa Nova e denunciar as atitudes que impedem essa chegada, pois o Reino é para todos e de todos, sermos profetas é uma tarefa difícil neste mundo globalizador, que só desde a experiência de fé e desde a firmeza e confiança em Deus poderemos comquistar . Descobri que essa Palavra firme, mais do que nunca tem que marcar nossas atitudes de fidelidade ao projeto de Deus, pois paresce que o comodismo não bate com a fidelidade ao projeto de Deus, não podemos ficar parados, cegos antre tantas situações de morte que nos rodeiam, exclusão, preconceito, jovens tirando sua vida pela droga, desemprego e tantas outras formas de morte violenta que estamos vivendo, temos que acreditar que é possível uma mudança de vida e de sociedade pela Fé em Jesus Cristo.
Pensei também que temos que tornar-nos missionários e anunciar uma sociedade do amor, e fomentar a cultura da solidaridade, da paz antre tanta violência camuflada, hoje, como Igreja, temos que dar um giro de 360 graus, para reconhecer nos pobres o Cordeiro de Deus, como Igreja, temos que testemunhar a vida, não como utopia e sim como realidade que está presente no nosso meio, sair da nossa frágil acomodação, e dar continuidade ao sonho de Jesus, nosso Senhor, uma nova humanidade.
Meus irmaos, celebrar a vida de Sao João, é celebrar a vida de todos nós, nossa própria vida, nossa vocação de cristãos, pois fomos chamados pelo batismo a anunciar e preparar o caminho para o Messias, aplainando os caminhos que impedem a sua chegada, celebremos e manifestemos nossa Fé neste ano da Fé que nos torna aliados à nossa vocação de discípulos e missionários de Cristo.
Sao João Interceda por todos nós.
Pe. Víctor Hernández

Nenhum comentário:

Postar um comentário