Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Festividades em louvor a São João Batista em Cananéia

Por Vinícius Barbosa Rangel
No dia 21 de junho, sexta-feira, as festividades em louvor ao Santo Padroeiro de Cananéia, São João Batista, iniciaram com a Alvorada às 06h00 e às 19h00 foi realizada a Procissão com São Joãozinho, com saída do Asilo de Idosos até a Igreja Matriz, onde se celebrou o 1º Tríduo em louvor a São João Batista, preparado pela comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Acaraú e com a presença do Padre Adelson, da Paróquia de Nossa Senhora do Rocio, em Iguape. Logo após a Missa, houve a erguida do mastro com a cantoria dos Foliões.
No dia 22, sábado, foi celebrado o 2º Tríduo, preparado pela comunidade de Nossa Senhora do Rocio, com a presença do Frei Pedro, da Paróquia de Santo Antônio, em Cajati, também às 19h30.
No dia 23, domingo, o 3º Tríduo, preparado pelas comunidades do Centro e Morro, que contou com presença da jovem Analina, que deu o seu testemunho de fé como jovem.
E no dia 24, dia de São João Batista, foi celebrada a Missa Solene em louvor ao Padroeiro, às 10h00, presidida pelo Bispo Dom José Luiz Bertanha e com a presença de outros padres e preparada pela comunidade de São Francisco de Assis, Carijó. Após a Celebração, a banda Municipal se apresentou dentro da Igreja, por conta da chuva e foi servido um almoço no Salão Paroquial para os presentes.
Por conta da chuva, a procissão não pode ser feita como é tradição, apenas uma procissão simbólica em volta da Igreja. Logo após, foi realizado o sorteio dos novos festeiros para o ano de 2014, e o título foi levado por José Belmiro Guimarães Santos. Na sequência, os fiéis receberam a Bênção Solene do Santíssimo, fechando com chave de ouro a Festa em louvor a São João Batista.
Parabéns a todos os envolvidos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário