Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 5 de março de 2013

Ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia

Por Itaiani Pereira
Assim são chamadas as pessoas que são convidadas ou que ouviram ao chamado do Senhor para servi-lo, de coração aberto e dispostos a prestar serviços à comunidade, são preparados através de cursos e têm como função ajudar nas Celebrações e levar a Sagrada Comunhão aos enfermos ou até aqueles que não têm condições de participar das Celebrações das Missas na Paróquia, sabendo que nesse momento ele se transforma em Sacrário Vivo e durante o trajeto estar em oração e adoração ao Cristo Nosso Senhor, cuidar respeitosamente dos objetos sagrados usados nas Celebração.
“A Missão dos Ministros da Eucaristia deve ser: estar sempre em oração e adoração ao Cristo, participar constantemente nas Celebrações de toda a comunidade, ter vida Eucarística na Igreja e na vida social, união em Cristo pela palavra, leitura e reflexão da palavra de Deus, visando sempre que os Ministros da Sagrada Comunhão devem colocar sempre o Ministério acima de tudo, isto implica na disponibilidade e presteza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário