Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 5 de março de 2013

Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude

O tema e o lema da CF 2013 vêm de encontro com a Jornada Mundial da Juventude
A CF – Campanha da Fraternidade 2013 vem com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), sendo mais um elemento para a JMJ – Jornada Mundial da Juventude, que tem como lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (t. 28, 19), pretendendo fortalecer a evangelização dos jovens.
Uma das metas principais da CF 2013 é se voltar para a realidade da juventude, compreendendo sua riqueza, sua diversidade, seus potenciais e suas propostas. Sendo assim, o objetivo geral da CF 2013 é acolher os jovens neste momento em que vivemos, mudança de época, oportunizando caminhos para o protagonismo juvenil no que se refere ao seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Entre os objetivos específicos da CF 2013 podemos destacar: proporcionar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo, para contribuir para a sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos e sensibilizar os jovens a serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
Quanto ao lema escolhido, inspirado no profeta Isaías, significa a voz forte do jovem, repleto de sonhos e com grande autoestima, que se coloca à disposição para ajudar a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário