Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Catequizandos do Carijó realizam 1ª Eucaristia

Por João Batista Alves Júnior
No dia três de novembro, sábado, às 20h00, aconteceu no Salão da Comunidade de São Francisco de Assis, a 1ª Comunhão de nove crianças da Catequese do Grupo do Catequista João Batista Alves Júnior. Foi uma Celebração muito bonita e bem participativa, principalmente pelos familiares das crianças, inclusive as mães, que participaram ativamente da Missa. "É um Grupo muito especial, tive um pouco de dificuldades no início, assim que peguei o Grupo, pois eles eram muito agitados, conversavam muito, até que consegui transformar toda essa energia que possuíam (e ainda possuem) para algo bom dentro da Catequese. Consegui fazer com que participassem das Celebrações, dos eventos na Comunidade, das Liturgias das crianças em outras Comunidades também, além dos encontros, que a maioria sempre estava presente. Quando os vejo, hoje, honro-me por ter colaborado com tanta coisa boa na vida deles, tenho certeza disso, e o carinho que recebi neste dia de Sacramento, foi prova de que foi um bom trabalho. Passa um filme em minha memória, de tantos momentos, de tantas coisas que temos que deixar de fazer pra se doar, indo aos Encontros, às formações, às Celebrações...porém, tudo isso fica sem valor quando vemos que nosso trabalho teve efeito. Alguns pais emocionados vindo me agradecer, as próprias crianças demonstrando satisfação naquilo que estavam fazendo, e a acolhida que vi a Comunidade dando ao nosso Grupo...isso não tem nada que pague. Hoje me sinto ainda mais feliz, depois das cenas que presenciei nesta Missa, dos meus queridos catequizandos recebendo por primeira vez o Corpo e Sangue de Jesus consagrados, renunciando às maldades mundanas, crendo cada vez mais no Pai... resisti até o último momento, mas não contive as lágrimas na hora do agradecimento, fiquei muito emocionado mesmo. Quero aproveitar para agradecer aos pais pela confiança que depositaram em mim, à minha querida comunidade, que acolheu tão bem essas crianças, à minha família, que entende a minha ausência e me dá forças para continuar, a essas nove crianças: Amanda, André, Guilherme, Hellen, Igor, Luiz Antonio, Maria Eduarda, Taynara e Vitória, que me fazem acreditar que ainda é possível viver bem e em paz, e amar...acima de tudo. E claro, agradeço a Jesus por ser meu guia, e me dar a cada dia entusiasmo, energia e confiança naquilo que eu faço, e continuar em frente. E ainda, a vocês crianças, espero que tudo o que aprendemos juntos sirva pra nos levar a um mundo melhor, mais digno e mais cheio de felicidades, parabéns!!! Nos vemos no mini-jovens, ok? Paz a todos, e que São Francisco olhe sempre por nossas famílias! Amém...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário