Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Agradecimento do Catequista João ao seu grupo de 1ª Comunhão

“Queridos catequizandos, chegamos ao final de mais uma etapa juntos. Foram muitos momentos marcantes e importantes que passamos, e pude trazer para minha vida um pouquinho de cada um de vocês, nesses dois anos de convivência. Cada um de vocês é único para nós, assim como somos únicos para Deus. Cada um tem uma característica diferente, um dom diferente, um sorriso diferente, e isso é que faz toda a diferença, e devemos praticar essas diferenças para o nosso bem e para o bem de todos que nos rodeiam. São essas diferenças que, juntas, unidas, formam um grande grupo. Levarei de cada um de vocês toda essa graça e claro, toda essa diferença que, agora, começo a denominar por qualidade. Por exemplo, o Luiz Antonio e o André, que são muito brincalhões, mostram que quem tem Deus no coração jamais se entristece e se abate; a Amanda e a Hellen, tímidas, nos ensinam que para ouvir a Deus é necessário silenciar; Igor e Taynara, vocês mostram que com sua educação e obediência podemos estar em qualquer lugar, e claro, sendo obedientes ao Deus Pai; Vitória, que sempre está com um sorriso aberto, nos ensina que seguir Jesus é seguir feliz e alegre; Maria Eduarda e Guilherme, sempre prestativos e solícitos, nos ensinam que para servir a Jesus, devemos ter essa simpatia e essa perseverança em nossas atitudes... enfim, aprendi muito com todos vocês, e tenho certeza que a nossa comunidade, de seu modo, também pôde vivenciar e apreciar esses dons maravilhosos que vocês carregam consigo. Lembrem-se sempre: vocês são capazes de muito mais, se continuarem servindo e seguindo a Jesus Cristo e à Igreja.
Isso não é um Adeus, de forma alguma, mas sim, um até logo, pois espero revê-los no grupo de mini-jovens, sendo eu ou não o catequista de vocês, e sempre nas celebrações e eventos da comunidade. Parabéns pela vida de vocês! Assim seja...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário