Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 10 de novembro de 2012

Jovens de Cananéia participam do DNJ – Dia Nacional da Juventude

Catecumenato de Jovens do Carijó
No dia 28 de outubro, domingo, aconteceu na cidade de Cajati, o DNJ - Dia Nacional da Juventude, com o tema: Que vida vale a pena ser vivida? Cananéia esteve presente com cerca de 22 jovens, das diferentes comunidades da cidade: Acaraú, Carijó, Centro e Ariri. Este dia contou, logo pela manhã, com uma empolgante e alegre Celebração, bem no estilo da juventude de hoje, e à tarde, cerca de 200 a 250 jovens de toda a Diocese seguiram para a Praça Municipal, onde estava montada toda uma estrutura para acolhê-los, contando com shows de bandas, coreografias e pregação, onde todos puderam refletir um pouco sobre o tema e sobre a importância que o jovem tem na sociedade atual. No mais, respondendo pelo grupo de catecumenato de jovens da Comunidade de São Francisco de Assis (Carijó), que contou com sete representantes neste dia, realizamos um encontro após esse dia, e o avaliamos. Pontos muito importantes foram dialogados, principalmente da importância deste dia e de que eles curtiram muito, falou-se da Celebração, dos hinos tocados, diferentes e bem próprios (ritmos) deles, gostaram muito, da acolhida que tivemos pelos jovens da cidade, bem diferente e animada, dos shows, da pregação que teve, bem marcante mesmo, onde, de acordo com o testemunho da palestrante, ela mostrou que ninguém é obrigado a estar em lugar algum que não queira estar, mas que seguir e servir a Deus, é algo maravilhoso e que só trará benefícios para nossas vidas... enfim, de que foi um dia bem proveitoso e divertido... mesmo com tanto calor, pois estava realmente muito quente. Sentiram falta de não terem nenhuma participação dentro da programação, mas entendem que o porquê disso é que a PJ - Pastoral da Juventude ainda está caminhando e que, infelizmente, ainda não está formada. Juventude: vocês são capazes de fazer a diferença, são capazes de louvar a Jesus fielmente, sem medo, sem preconceitos e com responsabilidade e compromisso, e isso não deve ser uma vergonha, deve ser uma vida que vale a pena ser vivida! Paz a todos vocês! E que mais dias assim surjam dentro de nossas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário