Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dízimo é Partilha

Queridos irmãos e irmãs, Paz e Bem!
Durante o mês de novembro estaremos celebrando o mês do Dízimo, a palavra Dízimo aparece muitas vezes na Bíblia Sagrada, e é encontrada pela primeira vez no livro do Gênese capitulo 14, versículo 20, quando Abraão oferece a Deus o 10% de todos seus bens em agradecimento. Também são Paulo diz na 2ª Carta aos Coríntios capítulo 9 versículo 7: “Dê cada um, conforme decidir em seu coração, sem pena nem constrangimento, porque Deus ama quem dá com alegria” e já mais permitira que lhe falte o que precisa, por isso meus irmãos temos que contribuir com alegria o que nossa consciência nos mande, quem puder com mais contribua com mais, quem puder com menos contribua com menos. O Dízimo e Oferta entregue ao Senhor como reconhecimento de que tudo lhe pertence, deve surgir da gratidão e do esforço pessoal, tem que ser algo de nós. Damos o dízimo para sermos cada vez melhores, mais justos e mais fieis, pois o dízimo é uma opção que liberta, é uma opção de espírito comunitário, fraternal com nossa comunidade e também com os irmãos carentes. O Dízimo é expressão da doação de nossas vidas, é uma oferta espontânea, livre, generosa e familiar, consciente, sistemática, feita a Deus para a manutenção da comunidade cristã. Esta co-responsabilidade nos torna cada vez mais irmãos, mais comungantes da vontade do Espírito Santo.
Deus abençoe e derrame todas suas graças sobre todos os dizimistas da paróquia. Amém
Pe. Victor Hernández

Nenhum comentário:

Postar um comentário