Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 18 de novembro de 2012

Comunidade realiza Festa de Nossa Senhora do Rocio

Por Neyton João Pontes e Vinícius Barbosa Rangel
No dia 12 de novembro, a Comunidade do Rocio deu início às festividades em louvor à sua padroeira, Nossa Senhora do Rocio, com o I dia de tríduo, preparado pelas Comunidades do Centro e Morro, no II dia de tríduo, dia 13, preparado pela Comunidade do Carijó e no III dia de tríduo, dia 14, preparado pela Comunidade do Acaraú.
No dia 15 de novembro, quinta-feira, às 17h00 na Comunidade do Rocio, houve a Celebração em louvor à Nossa Senhora do Rocio com a procissão pelo bairro, com o andor que foi todo enfeitado com flores doadas pelos moradores, “o que mostra a atitude de união que existe por parte de todos que quiseram colaborar com a festa”, comentou Padre Víctor Hernández.
Logo após a procissão, deu-se início com a Missa Solene, que contou com cerca de 250 fiéis. Ela contou com a participação do Coral São João Batista e com o Grupo de Jovens “Perseverança” que tocaram violão durante a entrada da Bíblia, iniciativa muito elogiada pelo pároco.
Durante a homilia foi destacada a importância de Maria como missionária e medianeira entre o Divino e o humano, pois através dela Deus veio como humano no meio de nós. O Padre também lembrou o “Ano da Fé”, convite feito pelo Papa, para que todos sejam chamados a cultivar a fé católica e sempre buscá-la. Segundo Padre Víctor “a fé também é uma conquista”.
Parabéns à comunidade pela belíssima festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário