Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Os Dias Santos de Guarda

Por Neyton João Pontes
“Dias de Festa”, “Dias de Preceitos”, “Festas de Preceitos”, ou como popularmente se diz “Dias Santos e Guarda” (guardar o dia para Deus, separar este dia como um dia especial), são dias em que “os fiéis têm obrigação de participar da Missa e devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do Dia do Senhor e o devido descanso do corpo e da alma”.
O Domingo é o dia de festa por excelência e toda a Igreja. No Brasil, além do domingo, incluindo o Domingo de Páscoa, o mais importante de todos, as festas de preceitos são as seguintes:
• Natal do Senhor Jesus Cristo (25 de dezembro);
• Corpus Christi (quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade);
• Sexta-feira Santa (Sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa);
• Santa Maria Mãe de Deus (1º de janeiro);
• Imaculada Conceição de Nossa Senhora (8 de dezembro).
As Celebrações da Epifania, da Ascensão, da Assunção de Nossa Senhora, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a todos os Santos ficam transferidas para o próximo Domingo, de acordo com as normas litúrgicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário