Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fé, devoção e festa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes em Cananéia

A Santa é padroeira da cidade e dos pescadores
Finalizando as festividades em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Cananéia e dos pescadores, a Paróquia São João Batista de Cananéia realizou Missa Solene, às 10h00, do dia 15 de agosto, na Igreja Matriz de São João Batista, sendo ministrada pelo Bispo Dom José Luiz Bertanha, da Diocese de Registro, contando, ainda, com padres e religiosos da região e fiéis locais e das cidades vizinhas, que lotaram a Igreja.
A Missa foi preparada pelas Pastorais, que se empenharam para a realização de um evento marcante e emocionante para os devotos de Nossa Senhora.
Com o tema: “Maria companheira em todos os momentos”, muito se foi falado da presença de Maria Santíssima no projeto de Deus Pai e na vida de Jesus e dos discípulos, salientando seu amor de mãe por toda a humanidade.
Após a Missa houve o Concurso do Barco mais Enfeitado, com a presença dos religiosos, seguido de confraternização no Salão Paroquial, com almoço para todos os presentes. Às 16h00 houve a saída da Procissão para o mar, sucedida da Procissão por terra e Bênção Final, celebrada pelo Padre Víctor Hernández, todas acompanhadas por centenas de fiéis, que puderam presenciar o sorteio das Pastorais Festeiras de Nossa Senhora dos Navegantes de 2013, que serão a Pastoral da Catequese e Pastoral da Juventude.
Parabéns a todos os envolvidos: Pastoral do Batismo e Ministros da Palavra, que foram os festeiros de 2012; religiosos, comunidades, pastorais, ministros, cozinheiras, equipe de limpeza da Igreja, equipe dos Bingos, Coral São João Batista e responsáveis pelos andores.
Nosso muito obrigado a todos que colaboraram para o sucesso da festa, sendo a Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, Departamentos Municipais de Obras e Transportes, Banda Maestro João Gonçalves de Araújo, doadores dos Bingos, Polícias Civil, Militar e Ambiental, DERSA, Embarcações participantes do Concurso e da Procissão Marítima, Corpo de Bombeiros, fiéis e visitantes.
Deus abençoe a todos e que Nossa Senhora dos Navegantes guie-os pelo caminho do bem e da paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário