Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vamos preparar nossa Coroa do Advento?

Por Neyton João Pontes



Estamos nos aproximando do Advento, a palavra Advento significa “o que a de vir”, tempo em que nos preparamos para a chegada de Jesus.
É importante nos preparar para esse tempo tão especial, por isso convidamos todos a fazer sua própria coroa do Advento e deixá-la num lugar de destaque em casa para, a cada domingo, acender uma vela e fazer uma oração lembrando que estamos nos aproximando do Natal do Senhor.
A Coroa tem seus elementos e sua simbologia e pode ser feita de forma simples com ramos verdes, fita vermelha e quatro velas.
A forma circular lembra a eternidade e que Cristo é o nosso rei. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar.
Verde é a cor da esperança e da vida. O ramos dos pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter a fé e a esperança, apesar das tribulações da vida.
A fita e o laço vermelho que envolvem a coroa simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.
As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário