Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Continua escavação arqueológica para restauro da Igreja Matriz de São João Batista

As ações estão sendo coordenadas pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP




Profissionais continuam as escavações arqueológicas da Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP – Universidade de São Paulo, sob a coordenação da arqueóloga Drª. Maria Cristina Mineiro Scatamacchia.
De acordo com o pároco, Víctor Hernández, até o momento, tem aparecido parte de um muro ou alicerce, talvez da primeira Igreja do período de 1.500 d.C. e alguns ossos, tijolos, etc.
Vale ressaltar que o trabalho é minucioso e ainda não há uma previsão de término.
A Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia é uma das mais antigas do Brasil, construída no século XVI, sendo um patrimônio arquitetônico de grande valor.
Entretanto, seu interior, com os anos, foi sendo modificado e, agora, existe a grande necessidade de restaurá-la.
A Equipe Pró-restauro da Igreja Matriz vem realizando ações e eventos para o levantamento de fundos para esta grande empreitada.
Ajude você também, participando as atividades ou com contribuições que podem ser feitas com depósitos para: Banco do Brasil - Registro - Agência - 0492-8 - Conta Corrente nº. 26225.0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário