Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Comunidade Católica do Acaraú realiza 1ª Eucaristia

Por Juliana Barreto




No dia seis de novembro, domingo, às 09h00, na Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe no Acaraú, foi realizada Missa com Primeira Comunhão de dois grupos de Catequese, que há mais de dois anos vinham se preparando para receber esse lindo Sacramento.
Antes da Missa foi realizada uma reunião com os catequizandos, pais e catequistas, quando foi conversado sobre a realização da Celebração, explicando a todos o significado de receber a Eucaristia, tirando dúvidas e com a colaboração de todos e da Comunidade preparada a Celebração com muito carinho.
A Missa foi realizada pelo Padre Víctor, com a participação de todos, alguns pais e a comunidade, todos presentes e participando, renovaram suas promessas batismais, foi dado o testemunho das catequistas Dona Cleuza e Juliana, de um casal representando os pais e, em seguida, receberam a comunhão, momento lindo e emocionante na vida deles e das catequistas também: Analina, Elizabete Garcia,Cleuza e Juliana, foi realizada uma ação de graças um jogral: Amai-vos como eu vos amei, feito pelas crianças onde leram, se expressaram e se abraçaram. E no final, para comemorar a Eucaristia com a ajuda e colaboração dos pais, foi feita uma partilha entre todos e comemoram esse sacramento com muita alegria.
Para receber o Sacramento houve toda uma preparação, que começou no dia 29 de outubro, sábado, às 10h00 foi realizado, na Comunidade, o Sacramento da Penitência com as crianças e a presença do Padre Adelson de Souza Rosa. Durante a Confissão foi lido um texto Bíblico sobre o perdão, com orações e cantos de perdão, para fazer com que as crianças já se preparassem para a Confissão. Já no dia cinco de novembro, sábado, foi realizado o ensaio das crianças, que contou com a presença e participação de nosso pároco, Padre Víctor Hernández e também foi explicado em si a Missa e ensinamentos adquiridos durante a caminhada deles.
Parabéns a todos, que Deus e Nossa Senhora estejam em seus corações e na caminhada diária, Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário