Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Via Sacra na Comunidade de São Francisco de Assis no Carijó

Por João Batista Alves Júnior







A Comunidade de São Francisco de Assis, Carijó, realizou no último dia 27 de março, sábado, a Via Sacra na capela da comunidade, momento em que os fiéis percorreram mentalmente a caminhada de Jesus carregando a Cruz até o Calvário, onde Ele foi crucificado.
Em cada Estação foram refletidos assuntos referentes à Economia de hoje, ao uso incontrolável do dinheiro e os valores que estão sendo perdidos atualmente... enfim, assuntos diretamente relacionados com a Campanha da Fraternidade 2010.
A Coordenação da Comunidade agradece a todas as famílias locais que participaram desta Campanha e à Pastoral Familiar que esteve presente nos encontros de reflexão.
Que a Paz do Jesus Ressuscitado esteja presente sempre nas nossas caminhadas. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário