Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 6 de abril de 2010

Missa do Lava pés lembra humildade de Cristo



No último dia primeiro de abril, quinta-feira, às 19h30, foi realizada a tradicional Missa do Lava pés, na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista de Cananéia, entre as atividades da Semana Santa e lembrando a humildade de Jesus.
Durante a Missa o padre Victor Hernández, assim como Jesus, realizou o ritual do Lava pés, lavando os pés de homens da comunidade que representaram os 12 discípulos de Cristo.
Ao fim da Celebração houve a adoração do Santíssimo, seguida de encenação da última Ceia e vigília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário