Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Maio, mês de Maria, Mãe de Deus e nossa

Volta para nós, ó Mãe, o teu semblante de amor e confiança

Colaboração: Maria Cristina Marcello Mathais.



Tudo começou com um SIM.
O Pai disse SIM, e o universo começou a existir.
Maria disse SIM, e começou a nascer um mundo renovado.
Cristo disse SIM, e desceu sobre o mundo o sangue precioso da Redenção.
Pedro disse SIM, e estabeleceram-se os alicerces da Igreja.
O SIM é o princípio da vida, a nascente do amor, o fundamento da esperança.
Quando um homem e uma mulher proclamam seu SIM diante de um altar, nós adivinhamos que alguma coisa nova está no ar. É uma promessa de amor. Mas é também premissa de uma vida nova. A certeza de que o ato criador de Deus continua.
E quando um coração generoso diz SIM ao seu Deus, querendo a ele se consagrar totalmente, muita coisa boa irá acontecer. A história do mundo sofrerá mudanças.
Tudo começou com um SIM.
Maria é ela própria um SIM. O SIM da humanidade ao amor infinito do Pai.
Sua Missão é muito clara. Basta recordar sua intercessão. Em Fátima, Portugal, pedindo que rezássemos o Terço para a conversão dos pecadores. Em Guadalupe, México, intervindo a favor dos índios como seus filhos queridos. Em Aparecida, Brasil, se apresenta como negra, pedindo para que acolhêssemos os negros como seus filhos queridos. E agora em Medjugorje pede insistentemente para que nos convertamos e acolhamos Jesus como ÚNICO que pode trazer a paz e a vida para toda a humanidade.
Num mundo onde as famílias se encontram feridas, o coração humano vazio, o seu SIM também é decisivo. Para você e para seus irmãos. Quando você disser SIM – a Deus e aos irmãos – algo extraordinário irá acontecer. Não sei o que, não sei onde, nem quando. Mas em qualquer lugar do mundo, uma nova luz se acenderá. Um sorriso brotará. Um novo Cristo nascerá no coração de alguém. Só porque você soube dizer SIM. Como Ela!
Mês de Maio – mês de Maria, das flores e mês das mães! A vocês, mulheres e mães, casadas, solteiras, religiosas, idosas ou jovens, quero dizer: ser mulher é ser encarnação, vida da ternura e do amor de Deus no tempo.
Que Deus as abençoe e que Maria, a Mãe das mães, conceda a cada uma de vocês tudo o que tanto merecem e aspiram em seus corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário