Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Paróquia São João Batista de Cananéia participa da Missa dos Santos Óleos na Catedral de São Francisco Xavier em Registro

A Catedral contou com a presença de centenas de fiéis








No último dia 30 de março, terça-feira, a partir das 19h30, foi realizada a Missa dos Santos Óleos, dentro das comemorações da Semana Santa, na Catedral de São Francisco Xavier, na cidade de Registro.
A Celebração contou com a presença de todos os padres, religiosos e seminaristas da Diocese, além das comunidades das Paróquias, inclusive da Paróquia de São João Batista de Cananéia, sendo que centenas de fiéis lotaram a catedral, que teve como Ministro o Bispo Diocesano Dom José Luiz Bertanha.
Durante a Missa Solene todos renovaram seus votos católicos e presenciaram a bênção dos Santos Óleos do Batismo, da Unção dos Enfermos e do Crisma, o qual recebe um bálsamo; que serão utilizados no Ano Litúrgico de 2010 e foram distribuídos às Paróquias da Diocese.
Vale ressaltar que o Evangelho utilizado fez uma reflexão sobre a CFE – Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, que leva o tema “Economia e Vida”, com o lema “vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Após a Celebração houve uma confraternização entre todos os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário