Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Missa do Galo recebe cerca de 250 fiéis na Igreja Matriz





A Celebração foi permeada pela devoção, fé e verdadeiro espírito natalino

Na noite de 24 de dezembro, às 22h00, foi realizada a Missa do Galo na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista de Cananéia, que contou com a participação das Pastorais e Comunidades, que contribuíram, cada uma delas, com a realização de uma parte da Celebração.
Além da Eucaristia, momento mais importante de toda Missa, destacou-se o momento do Glória, em que crianças vestidas de anjos trouxeram ao altar a imagem do Menino Jesus e, ao som dos sinos, colocaram-na na manjedoura.
Vale ressaltar que toda a Celebração foi constituída de momentos de reflexão do verdadeiro sentido do Natal, que emocionaram muitos dos presentes.
Como costumeiramente, ao final da Missa, os fiéis puderam beijar a imagem do Menino Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário