Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Comunidade de Santo André do Itacuruçá realiza Festa em louvor ao seu Padroeiro


As festividades foram realizadas nos dias cinco e seis de dezembro

A Comunidade Católica do Itacuruçá realizou festividades em Louvor ao seu Santo Padroeiro, Santo André, nos dias cinco e seis de dezembro, sábado e domingo.
A Festa teve início no dia cinco, sábado, às 09h00, com Procissão e Missa em Louvor a Santo André; das 13h00 às 15h00 almoço em prol da comunidade e a partir das 22h00 houve Fandango com o Grupo “Jovens Fandangueiros do Itacuruçá” e Forró ao vivo com o Grupo “Pé de Mulambo”.
No domingo, dia seis, foi realizado Torneio de Futebol às 10h00 e partir das 12h00 almoço em prol da comunidade.
Parabéns aos realizadores pela bela festividade!

Santo André

Santo André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o "protocleto", ou seja, o primeiro chamado: "Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!"
Santo André se expressa no Evangelho como "ponte do Salvador", porque é ele que se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus; entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e Cristo; e, por fim, entre os gentios (gregos) e Jesus Cristo. Conta-nos a Tradição que depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro.
Apóstolo da coragem e alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do Santo este elogio: "Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!”.
Santo André Apóstolo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário