Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Comunidades de São José Operário do Porto Cubatão e de Nossa Senhora das Graças do Pontal de Leste realizam Festividades em louvor à Padroeira Nossa S




No Porto a Festa ocorreu de 26 a 29 de novembro e em Pontal de Leste de 27 a 29

As Comunidades de São José Operário do Porto Cubatão e de Nossa Senhora das Graças do Pontal de Leste realizaram Festas em homenagem à Padroeira Nossa Senhora das Graças entre os dias 26 e 29 de novembro.
As festividades no Porto Cubatão foram iniciadas no dia 26, quinta-feira, com Alvorada às 06h00 e às 19h30 com Coroação de Nossa Senhora, em seguida o 1º dia do Tríduo, com o tema “Maria Portadora da Paz e Justiça”, contando com a presença do Padre Fábio, da Diocese de Registro.
No dia 27, sexta-feira, o Porto realizou às 19h30 o 2º dia do Tríduo com o tema “Maria a Serviço do Reino”, com a presença do seminarista Adelson da Diocese de Registro. No mesmo dia, na Comunidade do Pontal de Leste foi realizada Confissão Comunitária às 19h00, seguida de Quermesse, Leilão de Prendas Beneficente e, às 22h00, Forró.
Já no sábado, dia 28, às 10h00 o Porto realizou a Liturgia da Palavra para as crianças da comunidade e às 19h30 houve encerramento do Tríduo, com o tema “Maria, Mãe, Nossa Intercessora”, com a presença do seminarista Lucival da Diocese de Registro. Na Comunidade do Pontal de Leste foi realizada Procissão pelo Mar e Missa em Louvor à Padroeira às 10h00, seguida de Quermesse, Leilão de Prendas Beneficente e, às 22h00, Forró.
No último dia, domingo, 29, a comunidade do Porto Cubatão dedicou a data à Nossa Senhora, sendo que às 12h00 foi realizada a Saudação à Nossa Senhora com toque de sino e reza do terço na Igreja; às 16h00 foi feita a Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Graças, por terra e pelo mar, seguida da Celebração da Missa Solene em agradecimento aos participantes. Na comunidade do Pontal de Leste o dia contou com diversos torneios esportivos, com Quermesse, Leilão de Prendas Beneficente a partir das 20h00 e, às 22h00, Forró.
Vale ressaltar que a Festa da Comunidade do Porto Cubatão teve a participação da Banda Municipal de Cananéia “Maestro João Gonçalves de Araújo”.
Parabéns a ambas as comunidades que realizaram Festas dignas de Nossa Senhora das Graças.

Nossa Senhora das Graças

Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças, cuja festa é comemorada no dia 27 deste mês, é um poderoso recurso oferecido pela Mãe de Deus aos homens.
Foi em 1830 que Nossa Senhora apareceu, em Paris, a Santa Catarina Labouré, então jovem religiosa, e lhe ensinou a devoção da Medalha Milagrosa1.
“Fazei cunhar uma medalha com este modelo. Todas as pessoas que a usarem receberão grandes graças, trazendo-a ao pescoço. As graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança” — prometeu a Santíssima Virgem.
A promessa efetivamente se cumpriu.
Quando iam ser cunhadas as primeiras medalhas, uma terrível epidemia de cólera, proveniente da Europa oriental, atingia Paris.
O flagelo se manifestou a 26 de março de 1832 e se estendeu até meados do ano. A 1º de abril, faleceram 79 pessoas; no dia 2, 168; no dia seguinte, 216, e assim foram aumentando os óbitos, até atingirem 861 no dia 9. No total, faleceram 18.400 pessoas, oficialmente; na realidade, esse número foi maior, dado que as estatísticas oficiais e a imprensa diminuíram os números para evitar a intensificação do pânico popular.
No dia 30 de junho, foram entregues as primeiras 1500 medalhas que haviam sido encomendadas à Casa Vachette, e as religiosas Filhas da¬ Caridade começaram a distribuí-las entre os flagelados. Na mesma hora refluiu a peste e começaram, em série, os prodígios que em poucos anos tornariam a Medalha Milagrosa mundialmente célebre.
O Arcebispo de Paris, que autorizara a cunhagem da Medalha e recebera logo algumas das primeiras, alcançou imediatamente uma graça extraordinária por meio delas, e passou a ser propagandista entusiasta e protetor da nova devoção. Também o Papa Gregório XVI recebeu um lote de medalhas, e passou a distribuí-las a pessoas que o visitavam.
Até 1836, mais de 15 milhões de medalhas tinham sido cunhadas e distribuídas, no mundo inteiro. Em 1842, essa cifra atingia a casa dos 100 milhões. Dos mais remotos países chegavam relatos de graças extraordinárias alcançadas por meio da medalha: curas, conversões, proteção contra perigos iminentes etc.

Nossa Senhora das Graças
Súplica:


Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. Amém - (Rezar 3 Ave Marias) - Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário