Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 6 de outubro de 2009

São Francisco de Assis é louvado com Procissão e Missa em seu dia











Devoção e fé a um dos mais populares Santos do Mundo

No dia quatro de outubro, domingo, foi o grande dia para a Comunidade do Carijó, foi o dia em a Comunidade do bairro fechou com chave de ouro todo um trabalho voltado o seu Padroeiro, São Francisco de Assis. Afinal, nessa data é comemorado o seu dia.
A Comunidade realizou uma Procissão pelas ruas do Bairro, passaram pela Escola do Bairro, pelo campo de futebol, pela Praça, pelo porto dos pescadores, onde o padre Víctor Hernández pôde abençoar esses lugares e às casas que, humildemente, preparam seus altares para louvar ao nosso querido São Francisco.
Os fiéis retornaram à Capela, onde foi Celebrada a Missa em Louvor ao Santo. A Celebração contou com a presença de muitos fiéis de toda a Paróquia, cerca de 200 pessoas estavam lá para homenagear São Francisco, o espaço ficou pequeno pra tanta gente, graças a Deus.
Segundo o coordenador da Comunidade do Carijó, João Batista Alves Júnior, foi uma Celebração simples, porém muito bonita e comovente, durante a Celebração foram apresentadas e abençoadas quatro crianças recém-nascidas à Comunidade, momento de muita emoção.
Foram ofertados ao Santo todos os trabalhos realizados na Comunidade, e pedida a ele uma bênção em forma de preces e pedidos de perdão.
Enfim, para finalizarem todo esse evento que contou com quatro dias de pura fé por parte dos cristãos, a Celebração terminou com um altar "recheado" para a confraternização final de todas as Comunidades presentes.

Agradecimento


Quero agradecer a todos, como coordenador e membro da Comunidade de São Francisco de Assis, que colaboraram e prestigiaram com a nossa festividade religiosa.
Foram noites e dias proveitosos que marcaram muito a comunidade, seja pela solidariedade de toda a Paróquia, comprometimento demonstrado por todos, enfim, foi uma das mais bonitas festas em louvores ao nosso Padroeiro que pudemos vivenciar, pois mobilizou todo um trabalho desenvolvido com carinho, dedicação e fé.
Ainda agradeço às Comunidades que nos ajudaram durante os Tríduos, à Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, Acaraú e à de Nossa Senhora do Rocio, Rocio, e também à Comunidade do Morro São João, que esteve presente em todos os dias de louvor, às nossas queridas Pastorais da Juventude e da Comunicação, que souberam demonstrar com grande êxito as suas satisfações em estarem contribuindo para com o nosso Padroeiro, e, por fim, à nossa comunidade do Carijó, que vem se mostrando cada vez mais ciente de que somos todos irmãos, lutando em busca de um único ideal: a fé em Cristo, nosso Senhor.
Que a Paz do Senhor e a de São Francisco de Assis possam retribuir em dobro todo o gesto de carinho que tiveram conosco, e os abençoe sempre.
Grato, João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário