Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 24 de outubro de 2009

Grupo de Catequese da Comunidade do Acaraú visita Aldeia Indígena





O passeio foi realizado no dia dez de outubro

No último dia dez de outubro, sábado, a Catequese da Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, do Bairro Acaraú, realizou uma visita com as crianças à Aldeia Indígena do Bairro.
De acordo com a catequista Juliana Barreto, o passeio foi realizado junto às catequistas Rita e Juliana, contando, ainda, com a presença de Elza e também de uma turista, da cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo.
Cerca de 20 crianças do Bairro participaram do passeio, que, de acordo com Juliana, foi ótimo, pois no caminho até lá há muito verde e a beleza da própria natureza.
Ao chegarem ao local, as crianças conheceram a Aldeia, fizeram muitas perguntas aos indígenas, viram os trabalhos artesanais, as moradias e brincaram com as crianças de lá.
Juliana informou, ainda, que foi realizada uma dança com os índios, com direito a chocalho e todos tiveram que dançar. Os catequizandos também ensinaram uns passos de dança aos indígenas, sendo que as meninas de lá adoraram.
Para finaliza foi feita uma oração de agradecimento pelo passeio e uma partilha entre todos.
Parabéns às catequistas do Acaraú pela bela iniciativa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário