Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Catequistas da Paróquia São João Batista de Cananéia realizam Gincana Bíblica

Acaraú, Carijó, Centro e Rocio se uniram para realizar a ação

A Catequese dos Bairros Acaraú, Carijó, Centro e Rocio realizaram no último dia 18 de outubro, domingo, das 14h00 às 17h30, no Salão Paroquial, a Gincana Bíblica 2009. De acordo com o catequista João Batista Alves Júnior, cerca de 75 crianças e adolescentes, na faixa-etária de quatro a 14 anos de idade, dos grupos infantis, de pré-catequese, de catequese e de mini-jovens participaram das atividades realizadas com a colaboração de cerca de dez catequistas. De acordo com a catequista Juliana Barreto as atividades foram iniciadas com acolhida e oração feita pelo seminarista Lucival. Segundo João, a Gincana desse ano foi baseada nos dois livros que a Catequese segue para realizar a 1ª Eucaristia. “Cada grupo de Catequese teve um momento de apresentação, onde apresentaram danças, jograis, teatro. As crianças foram divididas em cinco grupos, cada grupo era de uma cor diferente, verde, laranja, amarelo, azul e vermelho, onde foram misturadas, para haver um maior entrosamento entre elas, ou seja, para conhecerem outras crianças, além das que pertencem ao seu grupo de Catequese. João informou, ainda, que a Gincana foi muito agitada, como qualquer outra, todos queriam responder às perguntas feitas para ganhar nas brincadeiras. Segundo Juliana a Gincana foi bastante divertida, com brincadeiras, perguntas e um agitado grito de guerra no final. “As crianças de divertiram bastante”, comenta ela. A equipe vermelha foi a vencedora, mas foi salientado que o que estava valendo ali não era o campeão da Gincana, e sim o campeão na vida, e que todos tinham que ser. Ao final, foi feita uma oração pelo padre Victor Hernández, para encerrar o dia, e depois foi servido cachorro-quente com suco, e cada uma das crianças levou para casa um saquinho de doces, em comemoração ao dia das crianças. Estavam presentes as coordenadoras da Catequese Marlene e Rosânia e os catequistas Analina, Itaiane, João, Juliana, Linette, Maria Santana, Rita e Vagner. Parabéns aos catequistas pelo belo trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário