Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Reforma do Salão Paroquial

Por Thiago Ouriques
Nosso salão paroquial está de cara nova! Graças ao trabalho de pessoas de coração generoso, a comunidade em breve poderá desfrutar de um espaço mais amplo e agradável. Damos graças a Deus pelos que têm se doado para que essa obra aconteça! Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os que, nestes últimos dias, deram um pouco de si para realizarmos a reforma do salão paroquial e os preparativos para a festa de Nossa Senhora Aparecida e o envio da querida Ir. Ana. Aos que vieram desforrar e forrar, lavar e secar, pintar e assentar blocos, quebrar e consertar. Aos que vieram decorar, organizar mesas, cadeiras, arranjos de flores e som. Aos que “deram duro” na frente do fogão e preparando todos os alimentos. Aos que não estiveram conosco fisicamente, mas fizeram a sua doação para a festa. Aos que limparam e ornamentaram a igreja para este dia especial. Aos que prepararam a Liturgia da missa...o nosso muito obrigado. Deus é realmente generoso com nossa comunidade. Ele concede-nos a graça de mãos generosas, estendidas e prontas a ajudar. Ele lhes recompense com bênçãos por todo o bem que fazem à sua comunidade!

Novembro: mês do Dízimo

É verdade que na Bíblia Sagrada Deus nos pede o Dízimo e a Oferta. “Pagai integralmente os dízimos à casa do Senhor” (Mal 3,10). “Dizei ao povo de Israel que me faça uma oferta diz o Senhor”. (Ex 25,2). Existe uma grande diferença entre Dízimo e Oferta, embora ambos sejam frutos de nossa fé, do nosso reconhecimento, da nossa gratidão para com Deus, da nossa generosidade, de nosso coração. Dízimo é devolver a Deus, com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que Ele próprio nos dá, como primícias da nossa renda. O Dízimo tem um destino certo: a Igreja de Jesus Cristo, para a realização da obra de Deus, de acordo com um plano pastoral que abrange a dimensão religiosa, social e missionária. Este plano tem continuidade, não pode sofrer interrupções, por isso deve contar com recursos regulares. É o Dízimo que deve sustentar o plano pastoral da Igreja para a realização da obra de Deus. A Oferta é livre, não tem momento certo, depende da necessidade de quem solicita e da disponibilidade de quem oferece. As ofertas se destinam geralmente para a realização de obras complementares ou para socorrer alguma emergência pessoal ou comunitária, ou ajudar o plano pastoral da Igreja, mas como acréscimo ao Dízimo, que constitui a pastoral de sustentação da vida paroquial. Sua contribuição generosa ajuda a comunidade a "se ajudar", na própria manutenção e na assistência aos que mais precisam e com ela contam. Ninguém é tão rico que não precise de uma mão estendida. Ninguém é tão pobre que não possa estender a mão para ajudar. Colabore com sua comunidade! Seja dizimista! A você dizimista e agente do dízimo, o nosso muito obrigado, por acreditar no Reino de Deus, consagrar seu dízimo e sua dedicação ao trabalho.

Missa Sertaneja: momento de fé e devoção

Por Inivete de Campos
No dia 06 de setembro, domingo, a comunidade do Porto Cubatão celebrou a Missa Sertaneja em mais uma edição da Festa do Pescador. Um momento esperado da festa que conta com a acolhida à imagem da tão querida e amada Nossa Senhora Aparecida. Esse grande e especial momento já é esperado por todos, pois tem também a intenção de resgatar a cultura caiçara, fazendo desse momento um louvor, um testemunho de agradecimento, recordando a vida dos pescadores e de toda a comunidade. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Alessandro, que durante sua pregação nos levou a refletir sobre o encontro de cada um com Deus, de modo a fazer a experiência de humildade e simplicidade como Maria, e colocando-nos, assim, em missão e amor ao próximo. Foram apresentados símbolos que lembram a vida na zona rural, a vida de nossos humildes pescadores. Parabéns ao grupo de violeiros, vindo de Jacupiranga, que em seu canto, doaram amor e dedicação. Parabéns à comunidade e a toda a equipe que organizou essa Festa. Que nossa Mãe abençoe a todos!

Comunidade do Carijó louva o seu Padroeiro

Este ano a Comunidade partilhou o tema: São Francisco, servidor humilde da Palavra de Deus
Por Vinícius Rangel
Os festejos em louvor ao Padroeiro da Comunidade do Carijó, São Francisco de Assis tiveram início no dia 01 de outubro, com o 1º tríduo e nos dias 02 e 03, o 2º e 3º tríduos, às 19h30, celebrados pelas comunidades paroquiais e sempre com uma partilha entre os fiéis. No dia 04 de outubro, a Igreja celebra a memória de São Francisco de Assis, um grande exemplo de simplicidade, amigo da pobreza e dos pobres, que se fez irmão de toda a natureza. Neste dia festivo, a comunidade celebrou com grande alegria o seu padroeiro. O dia começou com a Alvorada, às 06h00 tendo também, às 11h00, a bênção dos animais. Na parte da tarde, a comunidade participou da procissão pelas ruas do bairro com as imagens de São Francisco e Nossa Senhora Aparecida, encerrando com a missa, com grande participação dos paroquianos. Parabéns a toda a Comunidade do Carijó pela belíssima Festa e viva São Francisco de Assis!

Falando em Conselho...

Por Rosânia Maria Barbosa dos Reis
Ao olharmos nosso corpo, percebemos que nele existem muitos membros. Cada um tem uma função e todos se complementam. E ao olharmos para nossas comunidades, percebemos nelas muitas pessoas envolvidas nas pastorais, doando um pouco de si e exercendo funções diferentes conforme seus dons e, fortalecidos na fé, assumem o compromisso de se colocar a serviço de todos e para o bem de todos e esse é um sinal vivo de que aquela comunidade é fiel a Jesus. Esse jeito de viver gera unidade e torna mais rica a vida comunitária. E assim, caminhando e aprendendo a se organizar, as nossas pastorais e comunidades formaram suas equipes e seus conselhos pastorais, como o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) que no último dia 25 de outubro, domingo, se reuniu em assembleia com os coordenadores de pastorais e comunidades para escolher a equipe de coordenação. A principal missão dos Conselhos é levar a Comunidade Paroquial a assumir a fé de forma concreta, a partir das decisões tomadas na Assembleia Paroquial. É um grupo de pessoas que, junto com o Padre, assume a missão de conduzir a pastoral da Comunidade. Existindo um trabalho conjunto, as decisões e encaminhamentos são tomados para o bem de todos e trata-se de um exercício de comunhão e participação, pois onde não existe um CPC (Conselho Pastoral Comunitário) corre-se o risco de se transformarem em “poder” o que deveria ser “serviço”. A Paróquia é uma grande comunidade formada por pequenas pastorais e comunidades. Se cada um decidir sozinho por onde caminhar, sem se importar com o conjunto da paróquia, já imaginaram a confusão? Vamos olhar nossos conselhos como lugar de planejamento, programação e avaliação das atividades paroquiais. E assim vamos vivendo o tempo de hoje com muito amor e zelo, procurando enxergar a imensa beleza do que já somos e vivemos.

Ir. Ana é enviada para nova missão

O dia 12 de outubro foi duplamente festivo para nossa Paróquia. Além da celebração da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi realizado o envio da Ir. Ana, que esteve em nossa Diocese durante nove anos e, agora, segue para uma nova missão na cidade de São Paulo, junto às suas co-irmãs. A missa foi presidida pelo nosso Bispo, Dom José Luiz Bertanha, nosso pároco, padres convidados, religiosos e números fiéis que vieram manifestar seu carinho e gratidão à Irmã. De acordo com a Irmã, os grandes desafios que encontrou aqui no Brasil foram o aprendizado da língua portuguesa a adaptação ao clima tropical, oposto ao clima frio tipicamente irlandês. “Me marca a alegria de trabalhar nas comunidades de base, em uma Igreja aposta no potencial das pessoas, na troca de experiências que fortalece a fé e a vida. Tento ser um sinal de presença onde estou. Amando sem discriminação, acolhendo sem distinção...agindo como pede o Evangelho. É um privilégio ser parte da história de pessoas, partilhando sofrimentos e alegrias, e experimentando o grande carinho que o povo tem pelos missionários estrangeiros”, comenta. Nossa Diocese é muito grata pela sua generosa doação, e pelo tempo que esteve entre nós, construindo conosco uma bela história. E deseja sucesso, alegrias e as mais ricas bênçãos de Deus nessa nova missão.

Comunidade do Rocio celebra sua Padroeira

A Comunidade do Rocio realizou a Festa de Nossa Senhora do Rocio, que aconteceu nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro na Igreja do Rocio. No dia 12, quinta-feira, foi realizado o 1° dia do Tríduo em louvor à Nossa Senhora do Rocio, preparado pelas Pastorais da Criança e Carcerária. Na sexta-feira, as Pastorais de Cáritas e da Família prepararam o 2° dia do Tríduo em louvor à Padroeira. No dia 14, sábado, foi realizado o 3° dia Tríduo em louvor à nossa Senhora do Rocio, preparado pelas Pastorais do Canto e da Comunicação. No domingo, dia 15, às 09h00 houve Procissão pelas ruas do Bairro, seguida de Santa Missa em Louvor à Nossa Senhora do Rocio com vários fiéis que lotaram a Igreja. Parabéns à comunidade pela belíssima festa!