Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Missa Sertaneja: momento de fé e devoção

Por Inivete de Campos
No dia 06 de setembro, domingo, a comunidade do Porto Cubatão celebrou a Missa Sertaneja em mais uma edição da Festa do Pescador. Um momento esperado da festa que conta com a acolhida à imagem da tão querida e amada Nossa Senhora Aparecida. Esse grande e especial momento já é esperado por todos, pois tem também a intenção de resgatar a cultura caiçara, fazendo desse momento um louvor, um testemunho de agradecimento, recordando a vida dos pescadores e de toda a comunidade. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Alessandro, que durante sua pregação nos levou a refletir sobre o encontro de cada um com Deus, de modo a fazer a experiência de humildade e simplicidade como Maria, e colocando-nos, assim, em missão e amor ao próximo. Foram apresentados símbolos que lembram a vida na zona rural, a vida de nossos humildes pescadores. Parabéns ao grupo de violeiros, vindo de Jacupiranga, que em seu canto, doaram amor e dedicação. Parabéns à comunidade e a toda a equipe que organizou essa Festa. Que nossa Mãe abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário