Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Falando em Conselho...

Por Rosânia Maria Barbosa dos Reis
Ao olharmos nosso corpo, percebemos que nele existem muitos membros. Cada um tem uma função e todos se complementam. E ao olharmos para nossas comunidades, percebemos nelas muitas pessoas envolvidas nas pastorais, doando um pouco de si e exercendo funções diferentes conforme seus dons e, fortalecidos na fé, assumem o compromisso de se colocar a serviço de todos e para o bem de todos e esse é um sinal vivo de que aquela comunidade é fiel a Jesus. Esse jeito de viver gera unidade e torna mais rica a vida comunitária. E assim, caminhando e aprendendo a se organizar, as nossas pastorais e comunidades formaram suas equipes e seus conselhos pastorais, como o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) que no último dia 25 de outubro, domingo, se reuniu em assembleia com os coordenadores de pastorais e comunidades para escolher a equipe de coordenação. A principal missão dos Conselhos é levar a Comunidade Paroquial a assumir a fé de forma concreta, a partir das decisões tomadas na Assembleia Paroquial. É um grupo de pessoas que, junto com o Padre, assume a missão de conduzir a pastoral da Comunidade. Existindo um trabalho conjunto, as decisões e encaminhamentos são tomados para o bem de todos e trata-se de um exercício de comunhão e participação, pois onde não existe um CPC (Conselho Pastoral Comunitário) corre-se o risco de se transformarem em “poder” o que deveria ser “serviço”. A Paróquia é uma grande comunidade formada por pequenas pastorais e comunidades. Se cada um decidir sozinho por onde caminhar, sem se importar com o conjunto da paróquia, já imaginaram a confusão? Vamos olhar nossos conselhos como lugar de planejamento, programação e avaliação das atividades paroquiais. E assim vamos vivendo o tempo de hoje com muito amor e zelo, procurando enxergar a imensa beleza do que já somos e vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário