Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Novos coroinhas

Por Neyton Pontes Nossos novos Coroinhas, Pedro Tonini e Leonardo Vilain. O termo coroinha vem da antiga Celebração da Santa Missa, em que partes do ritual eram cantadas em coro. Ocasionalmente, alguns dos meninos do coro eram solicitados para auxiliar os padres no altar, donde lhes foi dado o nome coroinhas. O papa emérito Bento XVI diz em uma de suas cartas aos coroinhas: ”Queridos Coroinhas, vós sois apóstolos de Jesus! Quando participais da Liturgia realizando vosso serviço no altar, vós ofereceis um testemunho. Queridos Coroinhas, minhas últimas palavras são: sede sempre amigos e apóstolos de Jesus Cristo”. Parabéns aos nossos coroinhas, que continuem firmes servindo com dedicação e fé nossa Paróquia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário