Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 13 de setembro de 2014

Encontrão de Catequistas em Miracatu

No último dia 31 de agosto, domingo, das 08h às 15h, na Escola Poeta Domingues Bauer Leite, na cidade de Miracatu, cerca de 300 catequistas e leigos da Diocese de Registro se reuniram para assistirem à palestra e formação, ministrada pelo Padre Humberto Robson de Carvalho, autor da obra literária Elementos Fundamentais da Espiritualidade do Catequista. Segundo a catequista Lineth Aparecida Barbosa, de Cananéia, cerca de 15 catequistas participaram do Encontro, que contou com café da manhã e almoço para todos. Sobre a palestra Lineth disse que foi muito esclarecedora, pois o padre utilizou-se de uma linguagem muito simples e de fácil entendimento, evidenciando que o catequista precisa ser um mistagogo, ou seja, aquele que leva ao encontro de Jesus e que a catequese não pode ser transformada em escola. Sobre o catequista, este deve ter a espiritualidade no seu modo de ser, viver, falar e agir. Segunda ela, o Padre Humberto enfatizou que o catequista deve trabalhar na leitura orante da Bíblia, se utilizando de 4 passos, sendo escolher a leitura e realiza-la três vezes; meditar; orar e contemplar, assim como ensinou o Monge Guigo no século XII, entrando no mistério de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário