Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 13 de setembro de 2014

Editorial

Mais uma edição do Luz da Vida, mais uma vez queremos partilhar toda a dinâmica da vida pastoral de nossa comunidade. Que a cada edição possamos contemplar o rosto das comunidades que mesmo distantes interagem, se comunicando e se informando daquilo que é comum a todos: "a construção do Reino de Deus!". Em toda a Igreja do Brasil os cristãos são chamados a aprofundar a reflexão a respeito da atuação dos leigos: homens e mulheres que dedicam seus dons, tempo e disposição no anúncio do Evangelho, por meio do próprio testemunho. Dessa forma, valorizamos aquilo que já vem sendo feito, mas ressaltamos que é preciso ter consciência da importância do que se faz e de continuar e avançar! O documento número 107 da CNBB: "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: Sal da terra e luz do mundo!" é o ponto de partida para esse aprofundamento nas comunidades. No último CODIPA (Conselho Diocesano de Pastoral), em Registro, foi introduzido a todos os presentes de forma a conciliar e avançar na reflexão de outro documento da CNBBB o de número 100: Comunidades de Comunidades: Uma nova Paróquia, esse trata também da atuação dos leigos, mas de forma a evidenciar a paróquia como uma rede, comunidades, pastorais, grupos e movimentos que se relacionam, interagem, e assim trocam experiências e informações, possibilitando o crescimento de todo os grupos, e apresentando uma igreja que não está centrada unicamente na pessoa do padre. À luz da Palavra, todos se sentem discípulos e discípulas de Jesus, missionários enviados em missão. Que esse espírito de unidade esteja presente em nosso meio, abramos a nossa visão limitada, saiamos de nossos recônditos, abramos nossas janelas e deixemos entrar novo ar, novo impulso, que gere vida! Padre Alessandro Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário