Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 13 de setembro de 2014

Aldeia do Acaraú

Um depoimento de Bete Oliveira Desde 2008 começamos a visitar Agostinha e S. Ailton com seus filhos Graziela, Gabriel e Natalino. Só havia esta família lá. Com o passar do tempo mudaram, mas jamais sairão do meu coração. Em 2010 começamos a conviver com outras famílias, Rogéria, seus filhos e esposo, o cacique Aurelino. Saímos em visita, Alzira, Ir. Brígida e eu, e passamos a acompanhar 12 famílias. Uma vez em uma reunião na Aldeia com membros do Departamento de Assistência Social da Prefeitura, os Guaranis falaram que as líderes da Pastoral da Criança foram as únicas que os ajudaram. Ficamos muito contentes, pois temos muita sorte, Deus nos abençoou com três irmãs que nos ajudaram e ajudam muito, chova ou faça sol! Atualmente acompanhamos 14 famílias e duas gestantes. No dia da Celebração da Vida na Aldeia, Arlindo e sua esposa nos ajudam, preparando lanche para as crianças e ajudando com a balança. E o nosso objetivo está sendo alcançado, graças a Deus; pois muitas não participaram na comunidade, lá na Aldeia todos vão e dá para acompanhar as crianças e famílias mais de perto. Este ano o cacique é Bruno, um jovem, sua esposa eu estimo muito, pois conheço desde criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário